sexta-feira, 23 de abril de 2010

Salve o Mundo Natural - Por: James Cameron (avatar)



James Cameron fala sobre a razão pela qual devemos salvar o mundo natural e por que esse caminho não será fácil.

Dado que 'Avatar' continua se destacando bem nas bilheteiras, pode parecer surpreendente que a 20th Century Fox e o realizador James Cameron estejam lançando o filme em disco Blu-ray e DVD tão rapidamente. Mas Cameron tem uma grande razão para que o longa-metragem seja lançado dia 22 de abril, também conhecido como o Dia do Planeta Terra. "A Fox tem sido muito compreensiva conosco em relação a todo este lançamento do Dia do Planeta Terra. Adoramos o sucesso comercial do filme, o que mostra como estamos nos comunicando com as pessoas de todo o mundo, mas o que também descobrimos foi que, todas estas pessoas - vários grupos e causas que vêm lidando com problemas ambientais e direitos indígenas - vieram até nós e, na verdade, viram 'Avatar' como uma lente focalizadora e o público de todo o mundo ficou comovido com estes problemas, portanto o Dia do Planeta Terra é perfeito para apresentarmos os discos e quero expressar a minha gratidão ao estúdio por apoiar estas ideias."

E para Cameron, não é pelo dinheiro. "Não estou querendo vender DVDs às custas da miséria do planeta, mas sim na esperança que um diálogo permanente acerca de 'Avatar', das necessidades e dos problemas levante a conscietização para aquilo que tem de ser feito. É essa a minha nova missão. Há aqui uma oportunidade para 'Avatar' ser útil ao contrário das coisas que ajudam o filme. Na verdade, a minha mulher disse: "Querido, isto é mais que uma mera oportunidade, é um dever, uma responsabilidade.' E eu agora vejo dessa maneira. Assim, como tenho sempre sido um ativista ambiental, vou atingir um nível completamente diferente com o filme."

Então, na opinião deste ativista ecológico sem rodeios, de que auxílio nosso mundo mais necessita? "O que não necessita auxílio? Os oceanos estão sob muita pressão - populações de peixes estão sendo destruídas. Na noite passada, li um artigo na (revista) 'Scientific American' que mostra as várias 'fronteiras' que não podemos ultrapassar sem que provoquemos danos irreparáveis ao mundo. Já ultrapassamos algumas delas e aquela a qual passamos além das fronteiras é o número de espécies extintas." E há muitas outras preocupações para lidar, como explica Cameron: "Há o problema do aquecimento global, ou a perda de habitats e biodiversidade, a crise do escoamento de poluição, onde estamos fazendo circular o nitrogênio para fora do ecossistema terrestre e para dentro dos oceanos, onde ele causa zonas mortas. Até o que causamos ao lençol freático, baixando os seus níveis e criando desertificação, onde houve excesso de pastos e a terra está sendo reclamada pelos desertos porque não possui crescimento de plantas para resistir à erosão e ao esgotamento do solo."

Mas, quando perguntado pelo que podemos fazer na prática para começar a reparar os danos, Cameron admite rapidamente que o trabalho não será fácil. "A solução para qualquer um destes problemas está interrelacionada com a solução para todos eles e é muito simples: temos de parar o crescimento da população e o crescimento industrial. E isto não vai acontecer. É tão incorreto que todos que tentam recuperar de uma recessão econômica dizem: 'Temos de estimular o crescimento!' Bem, ok. O problema é que é isso que vai matar este planeta. E até que entendamos isso, todas as boas causas e todas as angariações de fundos e todos os pequenos curativos que continuamos a pôr nos problemas não irão verdadeiramente fazer a diferença."

Tendo em conta todo o dano que causamos ao planeta, precisamos começar a desenvolver outros mundos para viver? Infelizmente, essa não parece uma opção viável para os próximos anos - ou até para os próximos cem anos. "Qualquer um que entenda um pouco de física sabe que a viagem interestelar será terrivelmente difícil e necessitará de enormes quantidades de energia. Teria de ser algo incrivelmente precioso para nos tirar deste sistema solar e nos levar mesmo ao vizinho mais próximo." Mas Cameron ainda está comprometido com a idéia de que devemos desenvolver a tecnologia espacial, tendo participado do Conselho de Consultadoria da NASA de 2003 a 2005.Como não parece que seguimos vamos rumo a Alpha Centauri tão cedo, não poderemos arranjar uma forma de viver em sincronia com o nosso mundo, como os Na'vi fazem com o deles? "É uma boa pergunta. Isso ainda não está claro. Esperemos que as crianças se relacionem com o filme assim como o Jake, com a ideia que temos de ser guerreiros pelo nosso planeta ou então não sobreviveremos nada. Somos muito inteligentes, muito adaptáveis, temos consciência e compaixão; são nessas qualidade que deposito minha esperança. Mas também penso que as crianças têm de pôr a mão no forno para saber o perigo. E nós ainda não queimamos muito a nossa mão."



Bom dia a todos!
Pet*

FONTE: James Cameron - portal MSN;
Indicação: Dryelle Galdino

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Earth Day!!

Em um único dia, milhares de ligações. Todas sobre as mudanças climáticas. Para quem? Ninguém menos do que para os governadores de seus países, estados e cidades.

A idéia do Earth Day é que o mundo inteiro faça o mesmo no dia 22 de abril, ou seja, pegar o telefone e cobrar os governantes por uma moratória da queima de carvão, pelo uso de energias renováveis e por construções mais eficientes.

Diversos eventos voltados ao meio ambiente aconteceram nesse dia ao redor do mundo. Nova Iorque, Tokyo, Buenos Aires, Sydney e Barcelona são alguns dos exemplos de locais onde poderão ser vistos shows e outros eventos voltados ao Dia da Terra.

Por que no dia 22 de abril? Foi nesta data que o senador estadunidense Gaylord Nelson fundou, em 1970, a comemoração no país para que a discussão sobre o meio ambiente se tornasse algo nacional. Denis Hayes, então estudante da Harvard, foi chamado para organizar os eventos. Nesse ano, cerca de 20 milhões de pessoas participaram das atividades. Hoje, acredita-se que aproximadamente 500 milhões de cidadãos de todo o mundo fazem algo pelo meio ambiente nessa data.

A mesma organização que promove as celebrações desenvolveu também o Global Water Network, um site para conscientizar o público sobre os problemas com a água e para gerar fundos e patrocínios para projetos de tratamento desse recurso e de ampliação do saneamento básico. O dinheiro arrecado, então, é destinado para Ongs da América do Sul, África e Oriente Médio.

Não se esqueça: no dia 22 de abril, pegue o telefone, ligue para os seus representantes e cobre políticas que ajudem o meio ambiente.

Tá aí a dica!

Abraços
Pet'*

FONTE: Super Interessante - Editora Abril

terça-feira, 13 de abril de 2010

Os famosos 'XINGLING' ou 'SHANZAI' - Saibam os perigos!


O sucesso dos celulares importados que imitam (ou não) aparelhos famosos foi inevitável. Parece mesmo negócio da China, MP3 player, câmera, receptor de TV e mais uma penca de recursos por cerca de um terço do preço.

O mercado dos telefones ‘shanzhai‘ está se expandindo de uma forma insana.
Fabricantes (chineses ou não) pegaram carona nas siglas MP3 e MP4, que identificam formato de arquivos de áudio e vídeo e lançaram o MP5, MP7, MP9, MP12, MP... que nada mais são do que nomes comerciais.

Testando os celulares “MPXXX”:
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), garante aos celulares que passaram nos testes de qualidade e segurança um selo de aprovação. Para isso, são avaliadas funcionalidades (se o celular funciona como o prometido no manual), compatibilidade eletromagnética (se funciona em ambientes juntamente com outros aparelhos) e segurança elétrica (riscos de explosão da bateria ou choque elétrico na hora da recarga).

Nenhum dos “MP”, nem mesmo o MP12 traz consigo esse selo, que pode ser encontrado nos celulares aprovados embaixo da bateria.

Não há como checar a origem dos componentes. O íon-lítio usado nas baterias é altamente volátil. Em altas temperaturas, a bateria pode explodir.

Além do mais, alguns dos aparelhos tem funções básicas como Agenda, Calculadora, Recados, notas e uma câmera horrível que tira foto borradas. Fora o Sistema Operacional que não se compara ao Symbian (que roda no N95) ou ao Windows Mobile.

Outro ponto é a fragilidade. Qualquer queda leve e um dos cantos, ou a tela, se quebra. A pintura descasca, encaixes quebram com facilidade.

Os perigos:
Não é apenas o prejuízo financeiro travestido de uma aparente economia que representa perigo. O fato de tais equipamentos não serem testados e regulamentados por entidades reguladoras como FCC (Estados Unidos) e Anatel (Brasil) é algo relevante e deve ser levado em conta na hora da compra. Não é possível saber, por exemplo, o nível de radiação emitido ou o risco de queimaduras causadas por explosão de suas baterias baratas.

Os produtores de verdade como Nokia, LG, Motorola, Sony e outros, fazem inúmeros testes de seus aparelhos. Gastam milhões de dólares na arquitetura interna para definir a correta potência e disposição de seus componentes. Usam materiais de boa qualidade para construção das carcaças e dos isolantes em geral. E aí vem um fabricante chinês sem um pingo de qualidade e faz uma cópia (mal feita) dos aparelhos que demoraram meses para serem lançados.

São tantos recursos nos “MP” que quem sabe o “MP1000” não faça café, leve seus filhos pra escola, de banho no seu carro e etc...


Abraços!
Pet*

FONTE: UOL Tecnologia, IDG Now! e Anatel

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Você sabe usar o Google?




O Google oferece uma série de recursos de buscas, você pode ir muito além das "aspas" e das pesquisas tradicionais. Por exemplo, você pode fazer uma busca por extensão de arquivo (.DOC, .XLS, .PDF), sites específicos, usar o google como calculadora, como conversor de medida e muito mais. Vou deixar algumas e mais interessantes dicas aqui.



INFO: exibe informações sobre um site em especifico, para usar basta colocar a palavra 'info:site';
FILETYPE: realiza buscas por tipos de arquivos, para usar coloque 'Informação filetype:doc' se vc colocar por ex 'Guerra Mundial filetype:doc' ele vai trazer arquivos do Word com informações sobre a Guerra Mundial;
DEFINE: mostra a definição ou significado de uma palavra, o Google faz busca em dicionários/enciclopédias virtuais, para usar basta digitar 'define:palavra' por exemplo: 'define:cache' apresenta resultados de definição da palavra cache;

Outro recurso bem interessante é o de calculadora, para usar é simples, por exemplo, se você colocar '5 + 5' ele apresenta o resultado '5 + 5 = 10', além da calculadora, tem conversor de medidas e outras funções, por exemplo, se você quiser quanto corresponde 1 tonelada em kg, basta colocar '1 tonelada em kg' o google retorna a informação '1 tonelada = 1000 quilogramas' ou se você quiser saber quanto é 1000 em algarismo romano, basta usar a expressão '1000 em algarismo romano' ele retorna a informação '1000 = M', também é possível fazer a conversão de moedas, saber o seno ou cosseno de um número e muito mais!

Se quiser saber mais dicas para o Google, use ele mesmo, afinal, é uma excelente ferramenta de busca!

um grande abraço a todos e ótimo dia
Pet*