segunda-feira, 17 de maio de 2010

17 Maio - Dia Internacional das Telecomunicações


Em 1667 surgiu o primeiro telefone de cordel. Baseado no fato de que o som das palavras é o resultado de vibrações do ar que passa pelas cordas vocais e pela boca, o físico inglês Robert Hooke entendeu que era possível transmitir sons através de um barbante que tivesse em cada ponta uma latinha fechada por uma membrana de pergaminho ou papel fino. Funcionava, é claro, por curtas distâncias.

Vai falar que você nunca fez isso com alguém quando criança? hahaha

Abraços a todos e bom dia!
PET'

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Natureza X Homem!



Atualmente o mundo vem sofrendo várias mudanças climáticas, devido ao aquecimento global. O interessante é que a todo o momento este assunto é questionado, ouvimos a respeito dos efeitos que isso tem em nossas vidas e, principalmente, no impacto que trará a nossos filhos e netos. Mas o questionamento que devemos fazer é: O que causou o aquecimento global? Porque estamos vivendo esse momento? A verdade é que todos nós, algum dia, já nos fizemos essa pergunta e já respondemos. A realidade é que a resposta nos assusta; ela vem trazer a ‘real realidade’ do que está ocorrendo.

O uso desenfreado da natureza, o esgotamento dos recursos humanos, a poluição ao meio ambiente, a forma despreocupada com que o homem usou e abusou dos recursos naturais. Estas são as causas do aquecimento global. O homem desmatou florestas, e não reflorestou. O homem utilizou a água, e a deixou poluída. Sempre partindo do seguinte princípio: Deus não vai deixar faltar água potável no mundo, Ele não fará isso como nós, seus filhos. Será?

Não estou questionando a vontade de Deus, de forma alguma; mas de alguma forma ele tem que nos ensinar a preservar o que é nosso. O planeta não é nosso, ele nos foi emprestado como moradia, para que possamos aqui aprender valores, ter ideais.

Nos últimos anos, a natureza tem nos mostrado sua ‘fúria’. Tsunamis, tornado, tufões, terremotos tem assolado várias regiões do globo, e porque será? Será isso apenas fenômenos naturais, ou uma forma da natureza nos mostrar a sua indignação, ou até mesmo mostrar que ela está aí, e que nós seres humanos dependemos dela? Por um momento tentemos imaginar nossas vidas sem água, sem árvores, plantas e flores...

Fica aqui um recado, procure você fazer a sua parte, e passe esse ideal às pessoas as quais você convive. Comece com coisas simples, fechar uma torneira enquanto escova os dentes, diminua o tempo no banho, procure diminuir o seu consumo de energia, recicle! Parecem ideais de ecologistas, mas isso é algo indispensável. Se você fizer a sua parte e passar às outras pessoas, pelo menos 10% delas vão fazer isso; e são essas pessoas que vão mudar o mundo, que vão colaborar para um futuro melhor. Pense não somente em seus filhos e netos, pense em você também, não se sabe quanto tempo você vai ficar por aqui ainda, e pense também por aquelas pessoas que serão os filhos e netos daqueles que tem tiveram essa consciência que você tem hoje!

Seja consciente, ajude o nosso planeta e isso, sem dúvida, lhe trará uma felicidade...não aquela que se divide com os amigos, mas aquela que se divide com você mesmo.

POR: Dryelle Galdino - Mineiros do Tietê!

terça-feira, 4 de maio de 2010

"Ciumenta, para de ser tão ciumenta"


De acordo com a psicóloga Ayala Pines, ciúme é "a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade". Provoca o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas, a pessoa que sente ciúmes - sujeito ativo do ciúme -, a pessoa de quem se sente ciúmes - sujeito passivo do ciúme - e a terceira ou terceiras pessoas que são o motivo dos ciúmes - pivô do ciúme.

Segundo a psicóloga clínica Mariagrazia Marini, esse sentimento apresenta caráter instintivo e natural, sendo também marcado pelo medo, real ou irreal, de se perder o amor da pessoa amada.
O ciúme está relacionado com a falta de confiança no outro e/ou em si próprio e, quando é exagerado, pode tornar-se patológico e transformar-se em uma obsessão.

A explicação psicológica do ciúme pode ser uma persistência de mecanismos psicológicos infantis, como o apego aos pais que aparece por volta do primeiro ano de vida ou como consequência do Complexo de Édipo não resolvido; entre os quatro e seis anos de idade, a criança se identifica com o progenitor do mesmo sexo e simultaneamente tem ciúmes dele pela atracção que ele exerce sobre o outro membro do casal; já na idade adulta, essas frustrações podem reaparecer sob a forma de uma possessividade em relação ao parceiro, ou mesmo uma paranóia.

Nesse tipo de paranóia, a pessoa está convencida, sem motivo justo ou evidente, da infidelidade do parceiro e passa a procurar “evidências” da traição. Nas formas mais exacerbadas, o ciumento passa a exigir do outro coisas que limitam a liberdade deste.

Algumas teorias consideram que os casos mais graves podem ser curados através da psicoterapia que passa por um reforço da auto-estima e da valorização da auto-imagem. Porém várias teorias criticam a visão psicanalítica tradicional.

Outros casos mais leves podem ser tratados através da ajuda do parceiro, estabelecendo-se um diálogo franco e aberto de encontro, com a reflexão sobre o que sentem um pelo outro e sobre tudo o que possa levar a uma melhoria da relação, para que esse aspecto não se torne limitador e perturbador.

Por: Stella Moraes Alexandre - Psicóloga