terça-feira, 13 de abril de 2010

Os famosos 'XINGLING' ou 'SHANZAI' - Saibam os perigos!


O sucesso dos celulares importados que imitam (ou não) aparelhos famosos foi inevitável. Parece mesmo negócio da China, MP3 player, câmera, receptor de TV e mais uma penca de recursos por cerca de um terço do preço.

O mercado dos telefones ‘shanzhai‘ está se expandindo de uma forma insana.
Fabricantes (chineses ou não) pegaram carona nas siglas MP3 e MP4, que identificam formato de arquivos de áudio e vídeo e lançaram o MP5, MP7, MP9, MP12, MP... que nada mais são do que nomes comerciais.

Testando os celulares “MPXXX”:
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), garante aos celulares que passaram nos testes de qualidade e segurança um selo de aprovação. Para isso, são avaliadas funcionalidades (se o celular funciona como o prometido no manual), compatibilidade eletromagnética (se funciona em ambientes juntamente com outros aparelhos) e segurança elétrica (riscos de explosão da bateria ou choque elétrico na hora da recarga).

Nenhum dos “MP”, nem mesmo o MP12 traz consigo esse selo, que pode ser encontrado nos celulares aprovados embaixo da bateria.

Não há como checar a origem dos componentes. O íon-lítio usado nas baterias é altamente volátil. Em altas temperaturas, a bateria pode explodir.

Além do mais, alguns dos aparelhos tem funções básicas como Agenda, Calculadora, Recados, notas e uma câmera horrível que tira foto borradas. Fora o Sistema Operacional que não se compara ao Symbian (que roda no N95) ou ao Windows Mobile.

Outro ponto é a fragilidade. Qualquer queda leve e um dos cantos, ou a tela, se quebra. A pintura descasca, encaixes quebram com facilidade.

Os perigos:
Não é apenas o prejuízo financeiro travestido de uma aparente economia que representa perigo. O fato de tais equipamentos não serem testados e regulamentados por entidades reguladoras como FCC (Estados Unidos) e Anatel (Brasil) é algo relevante e deve ser levado em conta na hora da compra. Não é possível saber, por exemplo, o nível de radiação emitido ou o risco de queimaduras causadas por explosão de suas baterias baratas.

Os produtores de verdade como Nokia, LG, Motorola, Sony e outros, fazem inúmeros testes de seus aparelhos. Gastam milhões de dólares na arquitetura interna para definir a correta potência e disposição de seus componentes. Usam materiais de boa qualidade para construção das carcaças e dos isolantes em geral. E aí vem um fabricante chinês sem um pingo de qualidade e faz uma cópia (mal feita) dos aparelhos que demoraram meses para serem lançados.

São tantos recursos nos “MP” que quem sabe o “MP1000” não faça café, leve seus filhos pra escola, de banho no seu carro e etc...


Abraços!
Pet*

FONTE: UOL Tecnologia, IDG Now! e Anatel

2 comentários:

  1. ahn mano.. eu preciso urgnete trocar meu celular o meu parece um controle remoto das TVS da decada de 90 hehe

    ResponderExcluir
  2. O pet preciso de um celular novo cara...eu uso um q nao funciona o miniusb pra carregar e coloca a bateria em um outro celular q nao fuinciona mais carrega. sauhdhausd Emir Afonso 3cm sauhdhuasduha

    ResponderExcluir