quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ENEM 2010... outro fiasco!


Depois dizem por que o Brasil é mal visto no exterior, por que todo mundo tira sarro e não acredita neste país...

Onde já se viu, uma prova com mais de 4 milhões de candidatos, onde se paga milhões para impressão, milhões para correção, coloca o país todo em movimento para poder organizar e fazer com que milhões de estudantes possam mostrar seus conhecimentos, conhecimento de anos e anos que passarm enfiados estudando, viraram noites e lutaram para que quando chegasse neste dia pudessem dar o máximo de si e aproveitar cada questão e cada nota.

Enem, exame nacional do ensino médio... Mais de 4milhoes e 600 mil inscritos, mais de R$ 68 milhoes pagos para impressão de prova, mais de R$ 100 milhões para correção, 2 dias de provas cansativas, estressantes e desgastantes e tudo isso vai por 'água abaixo', gabarito errado, prova com questões faltantes, informações erradas, é essa a educação que o Brasil quer mostrar? É essse o respeito e confiança que o Brasil quer mostrar para os estudantes, para todos?

E agora? Como fica Sr. Fernando Haddad? Está tudo bem? A prova foi um sucesso como o Sr. Lula disse na tv? Vocês acham que a prova foi sucesso? Qual a confiança que passam as pessoas que fizeram a prova? Como podemos saber se estão certas, se os resultados estão realmente corretos?

Vai cancelar tudo e fazer outra prova? Legal e justo, mas e quem foi bem nesta e for mal na próxima? E quem estudou só pra isso, dias, noites, meses e anos? E agora com qual espírito vão fazer a outra prova? Com qual confiança? Resolve só fazer a prova quem pegou os cadernos com erros? Acredito eu que diante do que ocorreu no ano passado, este ano deveria ser muito mais burocrático o processo de revisão, impressão e análise da prova, o que não aconteceu, deixando milhões de Brasileiros insatisfeitos e com duvidas, só complicando cada vez mais a cabeça de todos.

Vamos lá... Enquanto todos estão preocupados com o Enem, nosso Sr. Presidente está viajando e concedendo entrevistas de que o Enem foi um 'sucesso'. Sucesso Sr. Presidente? O Enem foi um fiasco, novamente um fiasco no modo mais curto da palavra.

É doloroso, revoltante e cansativo ver tudo isso e não podermos fazer nada para que seja melhor!
É o Brasil... o Brasil que vai sediar a copa de 2014, que vai gastar milhões ou bilhões... Imaginem como será!

Sem mais.

PET'
10/11/2010 - 21:22hs

2 comentários:

  1. A troca do cabeçalho no gabarito ñ foi o fator principal pelo qual me sente prejudicado, até porque não havia atentado p o erro até o momento em q nos comunicaram! + vários outros motivos me prejudicaram assim como tenho certeza q prejudicaram outros candidatos pelo Brasil! 1º Manaus é uma cidade super quente (35° C a 40 °C), e no início da prova tanto do sábado como do domingo estava fazendo um calor infernal e os DOIS ar condicionados da sala ñ prestavam e o coordenador de aplicação da prova informou que nada poderia fazer pois não existia sala vazia p substituir , resumindo tivemos q fazer a prova dentro de uma “SAUNA”; 2º me sinto injustiçado e prejudicado, pois segui as normas impostas pelo INEP, MEC ou qualquer um desses órgãos ditatoriais, e levei apenas caneta e documento de identificação (segui as regras) e depois fiquei sabendo q colegas usaram lápis e borracha,assim como fiquei sabendo pela internet que outros candidatos pelo Brasil tbm usaram lápis e borracha, na construção de suas dissertações e nos cálculos de matemática, que alias inexista espaço para cálculo, aqueles que usaram lápis e borracha puderam fazer cálculos tranqüilamente, a exemplo temos o próprio jornalista que passo o tema da redação por mensagem e que utilizou lápis! 3º e último, a fiscal por diversas vezes interferia no decorrer do tempo para dar avisos que havia esquecido de dar antes do inicio da prova, fora que ela lia e chamava os candidatos em voz alta para distribuir os cartões resposta, ñ poderia corrigi La pois seria mais uma perda de tempo!( infelizmente ñ tenho como provar, afinal levei apenas caneta e documento de identificação) E por fim dizer que aplicar as provas aos prejudicados com a prova amarela será no mesmo Nível das provas que fizemos esse fds é “balela”, quem nos garantiria isso? Os mesmo que erraram agora esse fds ?!? Inep? Mec ?

    ResponderExcluir
  2. Leandro, também sofri em minha cidade com o calor, com a falta de espaço para rascunho e cálculos e com as 'paradas' dos fiscais que mais atrapalhavam do que fiscalizavam... Fora que em certo momento o celular de uma pessoa tocou e o fiscal ouviu e fingiu que nada havia acontecido, fato que, o mesmo deveria ser desclassificado.

    Valeu pelos comentarios!
    Abraços!

    PET'

    ResponderExcluir